世界杯
克罗地亚连续第二次闯入世界杯半决赛
Com a vitória sobre o Brasil, a seleção croata chega a sua quinta decisão nas prorrogações de Copas do Mundo.
广告
A seleção croata chega a sua segunda semifinal consecutiva
Após ter um início turbulento na Copa do Mundo de 2022, a Croácia vence o Brasil e encaminha uma possível classificação para a final.
Se você perdeu o confronto entre Brasil x Croácia, veja nosso artigo sobre as quartas de final para ficar sabendo de tudo que rolou no jogo.
Uma seleção sem grandes atacantes, que à primeira vista não parece intimidadora, mas quando o jogo começa, mostram um futebol de altíssimo nível.
Conheça mais detalhes sobre a seleção que tirou o Brasil nesta Copa do Mundo e vai duelar para ter a chance de disputar uma revanche contra a França.
Resiliência Croata
Vencer um jogo que começou perdendo não é novidade para os croatas, que fazem sua quinta virada nas fases de mata-mata em Copas do Mundo.
A Croácia é um país extremamente novo, onde sua independência só foi declarada em 1991, após se desmembrar da Iugoslávia.
Portanto, o time xadrez, só começou a participar dessa competição em 1998, quando já chegou a uma semifinal, ficando em 3º naquele ano.
Contando que essa seleção, desde que entrou para a Copa, só não participou da edição de 2010. Possui participação em seis Copas, chegando em três semifinais.
Após derrotar o Brasil nos pênaltis pelas quartas de final, a Croácia soma cinco adversários despachados após começarem o jogo atrás no placar.
Mas qual é o poder dessa seleção que parece tão inofensiva?
A resposta provavelmente está no controle de jogo que o trio de meio-campo dessa seleção tem.
Principalmente com Modrid, Kovacic e Brozovic, fazendo o jogo girar no tempo que eles determinarem, acelerando quando precisam, e quebrando a cadência adversária para acalmar o jogo, como maestros, controlando o ritmo de uma música.
Além disso, o preparo físico dos atletas foi um grande diferencial nas Copas do Mundo, mesmo quando precisam jogar mais de um jogo seguido com prorrogação, não demonstram sentir o cansaço.
E nos pênaltis, uma frieza em todos os jogadores, que parecem estar em seu treino matinal, ou seja, efetuam suas cobranças com muita tranquilidade.
Esses são alguns dos segredos que fazem essa seleção ser uma das melhores equipes de futebol nas últimas Copas do Mundo.
Confira os convocados da Seleção Croata em 2022
守门员:
- Dominik Livakovic (Dinamo Zagreb)
- Ivica Ivusic (Osijek)
- Ivo Grbic (Atletico Madrid)
后卫:
- Domagoj Vida (AEK Aethens)
- Dejan Lovren (Zenit St Petersburg)
- Borna Barisic (Rangers)
- Josip Juranovic (Celtic)
- Joško Gvardiol (RB Leipzig)
- Borna Sosa (Stuttgart)
- Josip Stanisic (Bayern Munich)
- Martin Erlic (Sassuolo)
- Josip Sutalo (Dinamo Zagreb)
中场:
- Luka Modric (Real Madrid)
- Mateo Kovacic (Chelsea)
- Marcelo Brozovic (Inter Milan)
- Mario Pasalic (Atalanta)
- Nikola Vlasic (Torino)
- Lovro Majer (Rennes)
- Kristijan Jakic (Eintracht Frankfurt)
- Luka Sucic (RB Salzburg)
攻击者:
- Ivan Perisic (Tottenham)
- Andrej Kramaric (Hoffenheim)
- Bruno Petkovic (Dinamo Zagreb)
- Mislav Orsic (Dinamo Zagreb)
- Ante Budimir (Osasuna)
- Marko Livaja (Hajduk Split)
Destaques desta seleção:
Sem dúvidas, a estrela desse time é Luka Modric, que é o atual, camisa dez de um dos maiores clubes do planeta, o Real Madrid.
O jogador tem por característica a qualidade técnica nos passes, e a incrível capacidade de ler o jogo, fazendo com que o seu time tenha mais o controle da bola.
Além dele, Ivan Perisic é outro pilar dessa equipe, com qualidades um pouco mais ofensivas.
Diferente de Modric, que organiza o jogo, Perisic tem mais a função de ser um finalizador para sua equipe, porém, também auxilia muito o meio-campo na criaçaõ das jogadas.
Por que os nomes dos jogadores da Croácia terminam com IC?
Se você conferiu a lista dos jogadores convocados, com certeza percebeu que a maioria dos jogadores tem o nome terminado em IC.
Modric, Kovacic, Perisic, então, isso tem alguma explicação?
O sufixo “IC” significa filho de, antigamente na Europa, era utilizado em populações pequenas, para identificar que tal pessoa era filha de ciclano.
Por exemplo, Modric, seria o filho de Modar, com o tempo os nomes se tornaram os sobrenomes para identificar a família.
Retrospecto da Croácia em 2018
Já pulando a parte das fases de grupo, onde a chave da Croácia foi relativamente fácil, a primeira oponente no mata-mata foi a Dinamarca.
Que começou vencendo a partida, e logo em seguida viu os croatas empatarem, levando tudo para os pênaltis, que como já sabemos, eles têm muita experiência para resolver.
Venceram o jogo por 3 x 2 nas cobranças e avançaram para as quartas de final.
O jogo seguinte foi semelhante, a Rússia começou vencendo o jogo no primeiro tempo, e a Croácia empatou.
Por outro lado, já nas prorrogações, quem abriu a vantagem, foram os croatas, porém pouco tempo depois tomaram do próprio veneno e sofreram o empate, indo para mais uma disputa de pênaltis.
Onde venceram a Rússia pelo placar apertado de 4 x 3 nos pênaltis, avançando para sua segunda semifinal da história.
Agora a oponente era de maior peso no futebol, a poderosa seleção da Inglaterra.
A Inglaterra começou vencendo, mas como sempre, a Croácia empatou logo depois.
No entanto, dessa vez conseguiu virar na prorrogação, vencendo sem precisar de pênaltis.
Agora, se falando na primeira final que essa seleção chegou, teve ninguém menos que a poderosa seleção da França pela frente.
Dessa vez não aconteceu uma virada, nem empate, muito menos pênaltis. Afinal, a França emplacou um 4 x 2 sólido e levou a taça.
Atual campanha na Copa de 2022
Novamente só falando de jogos eliminatórios, o primeiro adversário da Croácia foi o Japão.
Um adversário um tanto quanto inesperado, já que Marrocos conseguiu se classificar acima da Croácia, o Japão ficou em primeiro em um grupo com Espanha e Alemanha.
Dessa vez foi hora de mostrar que a resiliência de 2018 continua viva na equipe, em uma partida muito difícil contra o Japão.
Novamente seu adversário sai na frente, e eles conseguem empatar e levar tudo para os pênaltis. Para então conseguir sua classificação.
Contra os japoneses não foi diferente, começaram perdendo, conseguiram empatar e venceram nos pênaltis.
O último feito pelos croatas foi a eliminação da seleção brasileira. Em um jogo onde o Brasil dominava, e conseguiu a vantagem nos acréscimos.
No entanto, como é a Croácia, eles conseguiram empatar e mostraram novamente toda sua frieza nos pênaltis, não perdendo nenhuma cobrança e eliminando o Brasil.
Com isso eles chegam à quarta vitória nas eliminatórias, vencendo seus adversários na prorrogação por pênaltis.
Enfim, agora eles vão enfrentar a Argentina pelas semifinais da Copa do Mundo de 2022, nesta terça-feira, 13/12.