Brasileirão

Erros do São Paulo e o jejum de títulos

Conhecido como time do "quase", o tricolor permanece mais um ano sem título. Veja quais foram os erros do São Paulo que mantiveram o time nesta posição.

Anúncios

Veja os erros do São Paulo que distanciaram o time dos títulos

Taça de futebol, em formato de chuteira.
Taça de futebol. Fonte: Unsplash.

Não é de hoje que o time paulista enfrenta dificuldades na conquista de um título, afinal, em 2022 ele passou mais um ano sem levantar uma taça.

Se você curte assistir aos jogos do Brasileirão e todos os outros campeonatos, não deixe de conferir no artigo abaixo, os melhores aplicativos para assistir futebol online. 

Melhores aplicativos para assistir futebol

Conheça os melhores aplicativos para assistir futebol online, onde você estiver.

Sem conseguir manter uma série de vitórias, e não suportando a pressão em jogos decisivos, o tricolor paulista se afastou dos títulos neste último ano. 

A inconstância do time gerou diversos problemas para a equipe ao longo do ano. Portanto, veja os principais erros do São Paulo.

Novamente, o tricolor é o time do “quase”

Campo de futebol vazio.
Campo de futebol. Fonte: Unsplash.

Em 2022 os erros do São Paulo os consagram novamente como o time do “quase”, como ficaram conhecidos em 2021.

O time demonstrou grande inconstância no Campeonato Brasileiro, no entanto, apresentou uma ótima campanha quando se refere a competições eliminatórias.

Tendo a chance de conquistar um título internacional depois de 12 anos de jejum, deixou as chances escaparem pelos dedos, assim como outros títulos em 2021 e 2022.

Os títulos disputados em 2022:

Campeonato Brasileiro

O time paulista teve o seguinte desempenho na campanha de 2022 pelo Brasileirão:

  • Jogos: 34.
  • Vitórias: 12.
  • Empates: 14.
  • Derrotas: 8.
  • Gols marcados: 48.
  • Gols sofridos: 36.
  • Saldo de gols: 12.
  • Aproveitamento: 49%.

Sendo um aproveitamento bem abaixo do esperado considerando o time do São Paulo.

Com certeza, o grande erro do time paulista nesta competição foram os empates.

Para um campeonato de pontos corridos, um grande número de empates não propicia uma boa colocação, já que ao conquistar apenas um ponto, os adversários diretos conseguem acumular pontos e disparar na tabela.

Além disso, devido à falta de vitórias, o tricolor chegou a 6 pontos da zona de rebaixamento.

A falta de competitividade para buscar a vitória acabou deixando o time longe de conseguir a conquista desse título.

A classificação em 10° lugar neste ano não apresentou muitas diferenças para 2021, onde o time ficou em 13º, mas quando se considera o ano de 2020, no qual a equipe brigou diretamente pelo título, demonstra uma clara decaída.

Por outro lado, nas competições eliminatórias, mesmo sem conquistar títulos, o São Paulo alcançou resultados impressionantes.

Contando os jogos do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Sul Americana, o time paulista somou nove vitórias em 10 jogos, tendo um aproveitamento de 90%.

Confira como foi a campanha do São paulo em cada uma das competições a seguir:

Copa Sul Americana

Após a campanha não indo tão bem no Brasileirão, a Copa Sul-Americana virou o principal objetivo do São Paulo no ano de 2022.

A última conquista de uma competição Internacional foi em 2012, em uma final muito polêmica. Ou seja, com um jejum de 10 anos, a dedicação do time foi total.

Em 2012, o São Paulo derrotou diversos gigantes da América Latina, como LDU, Universidad de Chile e Tigres. No entanto, no ano de 2022 caiu para o Independiente Del Valle.

A campanha do São Paulo no ano de 2022 também passou por alguns gigantes do futebol.

Se classificou em uma fase de grupos préliminar sem muitas dificuldades contra os times Everton (Chile), Ayacucho (Peru) e Jorge Wilstermann (Bolívia).

Nas oitavas pegou a grande Universidad Católica do Chile, mas venceu contundentemente. 

Enfrentou o Ceará no Castelão e venceu, mas dessa vez, com muita dificuldade, e os dois times chegaram a ir para disputa de pênaltis, onde o São Paulo saiu vitorioso.

A semifinal, ao contrário das fases iniciais, foi muito mais difícil, chegando a perder por 3×1 no jogo de ida na casa do Athletico, mas na volta o time paulista conseguiu o empate ao fazer 2×0 no tempo regulamentar, e venceu o time paranaense nos pênaltis.

Chegava embalado para a final após duas vitórias surpreendentes, mas se deparou com um adversário muito sólido e perdeu por 2×0 para o Independiente del Valle, e ainda teve dois jogadores expulsos.

Copa do Brasil

Com o Brasileirão deixado de lado após os erros do São Paulo, outra competição que se tornou prioridade foi a Copa do Brasil.

Esse título seria conquista inédita para o técnico Rogério Ceni, mas o time só chegou até a semifinal.

Acabou pegando o Flamengo em ótima fase e perdeu no jogo de ida por 3×1, e no jogo de volta perdeu por 1×0, dando adeus a mais uma chance de título em 2022.

Campeonato Paulista

Outro título que o tricolor deixou escapar foi o Campeonato Paulista.

Após uma boa campanha, acabou enfrentando o Palmeiras na finalíssima.

No primeiro jogo, em casa, conseguiu vencer por 3×1, praticamente encaminhando a vitória.

Apesar disso, no jogo da volta, outro erro do São Paulo apareceu e, novamente, eles não conseguiram suportar a pressão e levaram um esmagador 4×0 na casa do verdão.

Com o quase, em três grandes títulos no ano, o time paulista ficou mais um ano sem levantar um título.

Como o São Paulo planeja evitar erros em 2023

Goleiro defendendo.
Defesa de goleiro. Fonte: Unsplash.

Algo que influenciou nos tropeços do time durante o ano foi a ausência de grandes jogadores. Os desfalques do zagueiro Arboleda e do meio-campo Gabriel Sara são alguns dos exemplos.

Para garantir que esse problema não ocorra novamente, o São Paulo busca novas contratações para reforçar o elenco.

Alguns dos nomes confirmados para ajudar o elenco são os jogadores Giuliano Galoppo, Marcos Guilherme e o goleiro Felipe Alves.

Apesar dessas contratações, nenhuma delas tem a característica do camisa 10 clássico, que seria uma peça muito importante visto a forma que o tricolor paulista joga.

No atual momento, sem um meio de campo com tanta criação, a aposta é no artilheiro Calleri, que mesmo sem uma ligação com o meio-campo consegue marcar bastante.

E as chances do São Paulo para o próximo ano, se quiser manter a forma de jogar, é investir novamente nos campeonatos de formato por eliminação, já que poderá utilizar de sua ofensividade, e a inconstância acaba não gerando tantos prejuízos a longo prazo como no Campeonato Brasileiro.

Veja a seguir qual foi o segredo de Felipão no comando do Athletico Paranaense. 

Athlético Paranaense: O segredo de Felipão

Felipão e o Athlético Paranaense estão na final da Libertadores 2022. Mas qual o segredo do sucesso do treinador e do clube? Confira.

Em Alta

content

Principais técnicos da Copa do Mundo de 2022

Veja quais os principais técnicos nessa Copa do Mundo, e como eles podem ajudar suas seleções na conquista do título.

Continue lendo
content

Contratações dos times brasileiros para 2023

Confira as contratações dos times brasileiros para 2023, quem chegou para fortalecer as equipes para o Brasileirão.

Continue lendo
content

Segunda Fase da Copinha já tem confrontos confirmados

A maior competição juvenil está chegando em sua segunda fase, veja quais confrontos das eliminatórias da Copinha já estão definidos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Haaland será o novo Cristiano Ronaldo?

Haaland vai superar Cristiano Ronaldo e conseguir chegar ao topo do futebol mundial? Confira mais detalhes em nosso artigo.

Continue lendo
content

Futuro dos jogadores da seleção brasileira após a Copa

A campanha do Brasil na Copa do Mundo acabou, e agora? Conheça o futuro dos jogadores da seleção brasileira.

Continue lendo
content

Campeonato Paulista 2023: tudo o que você precisa saber

Prepare-se para a final do Campeonato Paulista 2023! Acompanhe as equipes que competem, entenda as regras saiba onde assistir.

Continue lendo